sábado, 31 de janeiro de 2009

CINCO MITOS SOBRE O METABOLISMO

Frequentemente culpamos o "metabolismo lento" pela nossa incapacidade de controlar o peso. Mas, o que é exatamente o metabolismo? E existe algo que possamos fazer para alterar nossa taxa metabólica?

"O metabolismo tem relação com todos os processos químicos que ocorrem no organismo com a finalidade de sustentar a vida – processos que nos permitem respirar, bombear o sangue, manter o cérebro funcionando e extrair energia dos alimentos", explica Susan Bowerman, MS., R.D., C.S.S.D. e consultora da Herbalife. "Sua taxa metabólica básica refere-se a quantidade de calorias que o corpo usa diariamente, em descanço, somente para manter os órgãos vitais em funcionamento.

A taxa metabólica está diretamente relacionada com a composição do corpo. Cada libra (aproximadamente 454 gramas) de gordura corporal de uma pessoa queima aproximadamente duas calorias ao dia. Porém, o restante de seu corpo – a massa corporal magra - queima em torno de 14 calorias por libra ao dia. Uma grande parte da massa magra é formada por músculos, dessa forma, uma das melhores coisas que se pode fazer para acelerar o ritmo de seu metabolismo é aumentar e fortalecer os músculos por meio de exercícios. E assegurar-se de ingerir quantidades adequadas de proteínas em sua dieta, as quais também ajudam a construir e manter os músculos.
Estes são os fatos em torno de cinco mitos sobre o metabolismo:

Mito: O metabolismo se torna mais lento com a idade.
Verdade: As pessoas tendem a ganhar peso com a idade, mas, em geral isso se deve ao fato que tendem a fazer menos exercício ou com menor intensidade que antes - e isso significa que queimam menos calorías diariamente. Como consequencia, podem ocorrer perdas de massa muscular, reduzindo a massa corporal magra e com isso também o ritmo metabólico se torna mais lento. O exercício cardiovascular para queimar calorias e musculação para aumentar ou manter a musculatura são as principais defesas contra o ganho de peso com a idade.
Mito: Você não pode alterar o metabolismo que já dispõe.
Verdade: Embora possa parecer que existem pessoas que comem o tempo todo e nunca parecem ganhar peso, é provável que naturalmente fazem escolhas mais saudáveis e relativamente com baixas calorias. Muitos desses "felizardos" também queimam mais calorias simplesmente porque eles se movimentam mais, andam mais, ou levantam-se de suas poltronas freqüentemente durante o dia para alongar, ou atravessar o corredor para falar com um colega, em vez de enviar uma mensagem eletrônica. Portanto, se você tomou a decisão de acelerar o seu metabolismo, aumentando seus músculos, use mais esses músculos para se deslocar com mais freqüência ao longo do dia.

Mito: Você queima mais calorias para digerir comidas e bebidas geladas do que as que estão em temperatura ambiente ou quentes.
Verdade:
Em um laboratório foi medido ligeiro aumento na queima de calorias em pessoas que tomam bebidas muito frias. Mas a mudança é muito pequena (cerca de 10 calorias a mais por dia) para ter um efeito significativo sobre a perda de peso.

Mito: Se você reduzir a ingestão de calorias, a taxa metabólica é lenta, portanto, qual é o ponto?
Verdade
: É verdade que a taxa metabólica pode ser um pouco mais lenta quando você reduz as calorias: a tendência natural do organismo é tentar conservar calorias da melhor forma possível. Mas estas reduções são relativamente pequenas, e se você está mais ativo para perder peso, pode compensar estas pequenas alterações. Com uma combinação de dieta e exercício, pode manter a velocidade na qual o organismo queima calorias.

Mito: Se você parar de comer à noite, quando o metabolismo é mais lento, você perde mais peso.
Verdade:
Quando as pessoas perdem peso porque deixam de comer depois de uma certa hora do dia, é só porque reduziram o seu consumo geral de calorias, e não porque elas comem suas calorias horas mais cedo. Consumir todas as suas calorias antes do pôr do sol não acelerará a perda de peso a menos que você também coma menos calorias de que precisa.
FONTE Herbalife Ltd.
LOS ANGELES--(BUSINESS WIRE)--Jan. 15, 2009

Nenhum comentário: